13 DICAS PODEROSAS PARA FICAR FLUENTE RÁPIDO

O inglês é a língua mais usada em todo o mundo, e uma hora ou outra ela fará falta em sua vida profissional e pessoal. Muitas perguntas e dúvidas de como falar inglês aparecem para os alunos e também para os que ainda não iniciaram essa trajetória de aprendizagem. Alguns acham que não conseguirão falar inglês, e outros não acreditam nos métodos de ensino.

Por isso, elaboramos um post com 13 dicas poderosas para que você aprenda como falar inglês de forma fluente e rápida! Confira!

1 – FALE INGLÊS TODOS OS DIAS

Quanto mais você fala inglês, mais aprende. Use o idioma todos os dias para que a prática seja uma forma natural de como aprender inglês, seja com amigos, professores ou até mesmo pessoas estrangeiras. Fale inglês todos os dias durante um curto período de tempo e verá maravilhas no desenvolvimento da capacidade de aprender.

2 – ASSISTA A FILMES EM INGLÊS SEM LEGENDAS

Muitas vezes ficamos presos em aprender a gramática da língua. Não que não seja importante, mas para falar fluentemente é importante se familiarizar com a língua e começar a entender seus regionalismos e gírias. Para que isso ocorra, assista a filmes sem legenda. As imagens te ajudarão a não perder o contexto do filme.

3 – ASSISTA A PROGRAMAS DE TELEVISÃO COM CLOSED CAPTION

Todas as televisões têm a opção de closed caption, que é uma legenda do que é falado nos programas. Enquanto as pessoas vão falando em inglês, é escrito abaixo da imagem o que elas dizem no idioma. É uma forma excelente de treinar os ouvidos e ainda aprender mais sobre a língua e sua cultura.

4 – VIAJE PARA O EXTERIOR

Sempre que possível, viaje para o exterior e use o inglês. Há países com línguas oficiais diferentes de inglês, mas há sempre alguém que fale esse idioma. Aproveite para viajar, relaxar, conhecer novos lugares e ainda aprender o idioma. Afinal, você terá que se comunicar de alguma forma, logo é também uma questão de necessidade. Você também pode realizar um intercâmbio, em vez de viajar a passeio.

5 – USE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA SE COMUNICAR EM INGLÊS

Ferramentas de comunicação como o Skype ou o Facetime dão a oportunidade de comunicar-se com o mundo inteiro. Aproveite a facilidade e o custo zero para praticar seu inglês. Conheça e adicione americanos, australianos, ingleses e até mesmo cidadãos de países que têm a língua inglesa como segunda língua oficial. Dessa forma, seu canal de comunicação será ampliado, e seus aprendizados serão ainda maiores.

6 – USE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

As redes sociais são usadas por todo o tipo de gente de todos os países. Procure entrar em grupos, curtir páginas e fazer amigos que falam fluentemente a língua inglesa. Você não terá outra opção de comunicação a não ser o inglês. Vale ressaltar que sua gramática melhorará somente de ser um espectador, imagine quando começar a interagir com outras pessoas?

7 – SAIBA COMO FALAR INGLÊS ESCUTANDO SUAS MÚSICAS PREDILETAS

As músicas são outro canal de comunicação incrível, e são uma ótima forma de como falar inglês — e cantar. Com a sonoridade e o gosto por uma música ou outra, a curiosidade para entender o que elas dizem será aguçada. Pesquise traduções, letras de músicas e escute quantas vezes for necessário. Entender uma música é mais fácil do que entender a fala em si. Por isso, se você tem dúvidas sobre como começar a falar inglês, escute músicas de seus artistas internacionais favoritos!

8 – TENHA CONTATO COM CRIANÇAS ESTRANGEIRAS

Por mais engraçado que possa parecer, as crianças estrangeiras são grandes professores. Elas estão aprendendo como você e falam de forma correta e sem gírias o que aprendem nas escolas. Vale tentar um contato com elas, sua pronúncia será muito melhor e mais nítida.

9 – APRENDA COM OS ERROS

Você não vai sair das aulas de inglês falando fluentemente. Isso acontece com o passar do tempo e com a dedicação aos estudos. E é com os erros que você aprenderá a melhorar seu inglês. Por exemplo, se você esquece de conjugar o verbo de acordo com a terceira pessoa — he/she/it —, ao errar e se corrigir, isso passará a ser natural. Verbos no passado também são um grande problema para quem está iniciando no inglês, como: think e thought — e não “thinked”. Fique de olho em seus erros, eles serão sua fonte de aprendizado.

10 – PRESTE ATENÇÃO ÀS PERGUNTAS

Toda as vezes que uma pergunta é feita em inglês, os verbos já são inclusos nela. Por exemplo: “Do you like ice cream?”. A resposta será “Yes, I do” ou “No, I don´t”. No caso de “Are you happy?”, a resposta será “Yes, I am” ou “No, I am not”.

Muitas vezes, o uso de “do” ou “are/is” causa dificuldades nos alunos. Por isso, preste atenção nas perguntas para responder qualquer questão, seja ela escrita ou falada.

11 – NÃO TENHA VERGONHA DE FALAR EM INGLÊS

Não tenha vergonha de falar: é melhor falar errado do que não praticar. Primeiro porque as pessoas que falam o idioma inglês são extremamente pacientes e prestativas com quem está iniciando o processo de aprendizagem. Segundo porque, se você tiver vergonha de falar, nunca terá uma evolução na linguagem e nem na escuta.

12 – APRENDA GÍRIAS E REGIONALISMOS

As gírias e a pronúncia de cada região de um país, ou também a diferença das pronúncias dos países que falam inglês, geralmente dificultam o aprendizado da língua. Existem dicionários on-line de gírias em inglês, ditados e regionalismos. Eles poderão te auxiliar com suas dificuldades. Outra dica é tentar aprender um inglês limpo, que é um inglês longe de gírias e regionalismos.

13 – NÃO DESISTA QUANDO TIVER DIFICULDADES

Você não é obrigado a aprender o inglês no primeiro instante. Nem mesmo os bebês que têm o inglês como língua materna falam com muita sabedoria e desenvoltura. Então, ao surgir alguma dúvida ou dificuldade, não desista. Esse talvez seja o ponto mais importante para o aprendizado: ser persistente e estudar sempre.

Falando em estudar, que tal entrar em um cursinho de inglês? Muitas pessoas não conseguem ter uma disciplina para aprender inglês sozinhas, então nesse caso entrar em um curso pode ser uma boa. Mas,analise bem para não escolher um curso errado e que não tenha nada a ver com o seu objetivo de aprendizado.

Viu como falar inglês não é tão difícil assim? Com algumas dicas e a ajuda de profissionais capacitados, você rapidamente aprenderá a falar fluentemente. Basta ter disciplina e entusiasmo!

Gostou das dicas de como falar inglês rapidamente? Deixe um comentário nos contando seus progressos e suas experiências!

Se quiser saber mais sobre o curso de Inglês da Efficacia University que vai te ensina a falar fluentemente em 6 meses, entre em contato com a gente através do e-mail atendimento@efficaciauniversity.com ou do WhatsApp (51) 994216068

No votes yet.
Please wait...

About the Author

Jader Domingues
Jader Domingues é fundador da Efficacia University - Escola de Inglês especializada no método Deep Learning Effortless English System.