6 DICAS ÚTEIS PARA APRENDER INGLÊS SOZINHO

Olá, eu sou o Jader Domingues, bem vindo ao blog da Efficacia University. Aqui você encontra dicas modernas e de grande utilidade sobre a língua inglesa. Criamos este blog pois o maior objetivo era desmistificar o aprendizado desse idioma. Aqui nós provamos que TODOS, absolutamente todos, podem aprender inglês de maneira simples, rápida e prazerosa.

Você ama aprender Inglês, mas não tem tempo suficiente ou não quer ir a uma das escolas tradicionais?

Se sua resposta for sim, eu tenho 6 dicas para te ajudar a ser fluente rapidamente. Aqui estão algumas estratégias e dicas para ajudá-lo a aprender Inglês sozinho. E o melhor, é que você vai se divertir enquanto aprende.

 

1. PENSE COMO UMA CRIANÇA

Pode parecer estranho, mas para você alcançar a fluência, você precisa aprender o idioma como uma criança. Aprender naturalmente. Com o tempo você vai perceber que muitas palavras entrarão na sua cabeça sem tradução alguma. Não se preocupe em sempre entender a tradução, entender o contexto é mais importante do que saber o significado de cada palavra, no começo você vai errar, é normal, com a prática você vai ajustando sua pronúncia e gramática.

O importante é praticar, e ter muito contato com o idioma. Livros, filmes, programas de TV infantil, apresentam uma linguagem básica e você pode aprender muito com eles, quando uma criança aprende Inglês pela primeira vez, eles estão passando pelos mesmos passos que você está passando agora. Tudo começa com vocabulário básico.

Usando conteúdo simples e direto, haverá poucas coisas que você não vai entender, e isso vai aumentar a sua confiança. Não há sensação melhor do que ser capaz de entender algo em outro idioma.

2. ESCUTE TUDO EM INGLÊS

O Inglês está em tudo hoje em dia, escutar e entender o idioma é uma questão de costume, você tem que exercitar seus ouvidos sempre, escutando tudo o que puder em Inglês.

Se você pensar sobre isso, quando as crianças aprendem a sua língua materna, pela primeira vez, eles não aprendem por leitura ou escrita. Eles escutam as palavras das pessoas ao seu redor – seus pais, irmãos, desenhos animados e assim por diante. No início, eles entendem pouco ou nada. Mas como o tempo passa, eles adquirem mais vocabulário. Este vocabulário lentamente se transforma em frases, e com o tempo isso possibilita que as crianças mantenham e compreendam conversas simples.

Cerque-se com o Inglês. Tenha sempre o rádio tocando em Inglês em segundo plano. Escute podcasts de Inglês, programas de TV em Inglês, e se você vive em uma área de língua inglesa ou uma área com muitos turistas que falam Inglês, basta ouvir suas conversas. Logo, mesmo sem perceber, você também vai conversar em Inglês.

 

Dica do Jader: Escute suas musicas favoritas em Inglês todos os dias, use uma música por 7 dias diretos, você vai perceber que no último dia você já vai ter compreendido muito mais do que você imaginava.

 

3. ASSISTA FILMES PARA APRENDER INGLÊS

A maioria dos filmes vêm de Hollywood e quase todos os filmes de Hollywood são em Inglês. Isto significa que se você gosta de assistir filmes, eles serão uma maneira fantástica para aprender muito mais Inglês.

No início, assistir a filmes que você já está familiarizado e já viu em português. Depois tente assistí-los com legenda em Inglês, tente casar os sons das palavras com o texto da legenda. Em uma outra oportunidade assista o filme sem legenda, você vai perceber que já aprendeu muito e que consegue entender muito mais palavras novas.

Dica do Jader: Anote algumas das frases úteis que você aprendeu, imagine você usando essas frases em suas próprias conversas, lembre-se: quanto mais você repetir, mais você vai se lembrar.

5. INGLÊS NO CELULAR E TODOS APARELHOS ELETRÔNICOS

Mude o seu celular, computador e GPS para o idioma Inglês, isso é uma mudança rápida e muito afetiva. Como você já está familiar com seus eletrônicos, agora você vai começar a compreender essas mesmas palavras em Inglês. Tente usar seu GPS em Inglês, mesmo que você já saiba o caminho, escute as direções em Inglês e você fixara o idioma e as expressões de direção facilmente.

 

6. CRIE UM PLANO DE ESTUDOS

Como sempre digo, você tem que praticar sempre para aprender qualquer idioma, esta prática tem que ser frequente. Crie um plano de estudos, saiba o que você vai estudar e como. Lembre que no início você deve focar no listening (escuta). Você deve se expor ao idioma todos os dias sem exceção, por isso os estudos tem que ser divertidos e descontraídos, não adianta você estudar a gramática de maneira massante, isso irá te desmotivar e você não ira reter o que você aprendeu. A memória humana quando aprende algo novo, precisa ser relembrada sobre esse assunto em no máximo 2 ou 3 dias do seu primeiro contato, se você fizer isso sempre, verá que não vai esquecer o que você aprendeu, não adianta você estudar um dia inteiro e ficar uma semana sem rever seus estudos, o melhor é estudar freqüentemente todos os dias. Inclua vídeos, músicas, leituras e escritas no seu plano de estudos, eu disponibilizo todas essas ferramentas para meus alunos.

 

Sugestão: Inclua no seu plano de estudo semanal pelo menos :

  • 2 músicas
  • 1 episódio de seriado ou filme (não precisa ser inteiro, você pode pode ver esses vídeos em partes)
  • 1 artigo pequeno para leitura em Inglês simples
  • Converse ou escreva em Inglês todos os dias, use blogs, websites para colocar seus comentários e opiniões em Inglês.

 

DICA BÔNUS: GOSTE DO QUE ESTÁ ESTUDANDO

Se você estiver usando uma metodologia arcaica e convencional (o que a maioria das escolas utilizam hoje em dia) você não vai pegar gosto pelo idioma e logo desistirá, mas eu te garanto que isso não é sua culpa, você precisa aprender o idioma de forma dinâmica e com curiosidade, escolha somente materiais de seu interesse e você aprenderá muito mais rápido e com entusiasmo.

Se você seguir essas 7 regras tenho certeza que terá muito sucesso no aprendizado do idioma Inglês. Lembre-se que a prática leva a perfeição e que você tem que estudar somente o que você gosta, trace seus objetivos, crie um plano de estudos e pratique o tempo todo!

 

Você já conhece o curso Effortless English criado pelo americano AJ Hoge? O curso que te ensina a falar Inglês Fluente em 6 meses, sem estudar gramatica, decorar coisas chatas. Você aprende naturalmente a falar o idioma como se fosse um americano.

Saiba mais entrando em contato conosco através do e-mail atendimento@efficaciauniversity.com ou pelo WhatsApp (51) 994216068

 

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

About the Author

Jader Domingues
Jader Domingues é fundador da Efficacia University - Escola de Inglês especializada no método Deep Learning Effortless English System.