Aprenda Inglês SEM Gramática

Aprender inglês sem gramática, é a grande novidade de várias escolas de idiomas e também de alguns cursos online.

Por que isso tornou-se tão importante de repente? Pois a maior trava das pessoas que estudam inglês é o aprendizado da gramática. E, na verdade, os cursos que ensinam a partir desse ponto acabam não ajudando os alunos a ficarem fluentes.

Podemos dizer que aprender inglês a partir da gramática seria como se nossos pais ensinassem o português para nós, quando crianças, usando um livro de gramática da Língua Portuguesa.

Imagine uma criança que está começando a falar, ter que se ater a regras gramaticais. Ela jamais conseguiria aprender o idioma, provavelmente chegaria à idade escolar sem saber falar ainda, visto que quando estudamos regras gramaticais estamos aprendendo a analisar o idioma, e não a pensar em inglês.

ingles-sem-gramatica-aprenda-agora

Assim, escolas e cursos entenderam que a maneira certa de aprender inglês é exatamente a forma como aprendemos português. Primeiro ouvindo, aí repetindo (falando), depois lendo e finalmente escrevendo.

Qualquer método que atrapalhe essa seqüência, não conseguirá ensinar nada para as pessoas.

Por que você não deve aprender inglês por regras de gramática

O que pouca gente sabe, é que a gramática de qualquer idioma divide-se em duas:

  • Gramática normativa
  • Gramática de uso

A gramática normativa é aquela dos livros, com todas as regras, todos aqueles nomes difíceis como advérbios, verbos, e tudo mais. Essa gramática é a que a gente aprende quando entra na escola (e que raramente usa no dia a dia).

A gramática de uso é a que praticamos diariamente quando falamos, não ficamos preocupados se o advérbio está no lugar certo, ou se nossa frase está obedecendo todos os tempos verbais, nós apenas nos comunicamos, formando frases com as palavras que conhecemos.

A partir desses conceitos podemos entender que se não conhecermos nenhuma palavra, não podemos criar frases, de nenhuma maneira.

Voltando ao exemplo da criança que aprende a falar, ela começa ouvindo as palavras que os pais repetem para ela sem parar, ela ouve repete, ouve repete, e logo começa a criar um vocabulário pequeno, mas que já faz com que ela se comunique, pedindo o que deseja.aprender-ingles-sem-gramatica

Aos poucos esse vocabulário vai aumentando, e quando ela chega na idade escolar, já sabe falar muitas frases, e provavelmente já escreve seu nome, sabe contar até um certo ponto, ou seja, ela não precisou de regras gramaticais para se comunicar até os 6 anos de idade.

4 passos para aprender e dominar o inglês

Para aprender inglês, precisamos fazer da mesma maneira que uma criança: construir o nosso banco de dados de palavras e para facilitar, siga os 4 passos abaixo e em fique fluente rapidamente.

Ouvir

Seja música, filmes, seriados, podcasts, ou vídeos. Você precisa ouvir inglês todos os dias.

Falar

Repita as palavras, as frases, grave sua voz e depois ouça, crie diálogos e fale em voz alta, imagine-se em situações diversas e como faria para se comunicar em inglês.

Ler

Revistas, jornais, blogs, gibis, livros, cerque-se de textos em inglês, isso é ótimo para aprender novas palavras e também a famosa gramática, com o tempo escreverá fluentemente.

Escrever

Essa é a última fase do aprendizado, tendo um vocabulário extenso, é a hora de aprender as regras, e isso ficará muito mais fácil porque você JÁ SABE o idioma, irá apenas aplicar alguns novos conceitos.

Aplique a seqüência acima, para conseguir fluência no inglês e não perder mais tempo estudando do jeito errado.

Quer falar Inglês Fluente ou Conhece alguém que precisa?

Aprenda a falar inglês fluentemente em 6 meses estudando na Efficacia University.

Fale com a gente através do e-mail atendimento@efficaciauniversity.com ou pelo WhatsApp (51) 99421-6068.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

About the Author

Jader Domingues
Jader Domingues é fundador da Efficacia University - Escola de Inglês especializada no método Deep Learning Effortless English System.