O que lhe motiva a aprender inglês?

Ao longo de minha curta vida, já ouvi VÁRIAS pessoas me dizendo que gostariam muito falar inglês, ser fluente no idioma, ter a habilidade de se comunicar em inglês de forma natural, sem gaguejar, exatamente como falamos em português.

Das muitas pessoas que me disseram isso, ou ainda dizem atualmente, poucas de fato começam a estudar inglês, poucas iniciaram um curso de inglês. Muitas pessoas não se motivaram o suficiente para de fato colocar a mão na massa e separar um tempo para estudar, praticar e está constantemente aprendendo e melhorando o idioma.

Daí me surgiu uma pergunta/dúvida, como exatamente nos motivamos a aprender inglês? Quais são as razões ou os motivos que nos levar a se matricular em um curso de idioma em uma escola particular? Ou mesmo comprar livros de gramática, pesquisar e praticar na internet para que possamos sempre está melhorando, tudo isso sozinho, sem professor, apenas com força de vontade e interesse?

Hoje, queria citar um exemplo de um amigo e a razão que o motivou a começar a estudar inglês. Também queria citar alguns motivos em nossa vida profissional, acadêmica e pessoal que nos motiva a aprender inglês.

Primeiro queria contar um exemplo de uma amigo (baseado em fatos reais) e o que o motivou a aprender inglês. Esse meu amigo que irei chamar aqui de “John”, fez uma viagem para a Bahia, aqui no Nordeste mesmo. Ele iria participar de um congresso e ficaria dois dias nesse hotel.

A principio John pensou que não encontraria estrangeiro por lá, mas se enganou. Assim que chegou no Hotel ele notou que haviam vários outros brasileiros, o que poderia ser considerado normal, se não fosse pelo grande número de estrangeiros que também estavam hospedados por lá.

No café da manhã ele logo notou que a maioria dos brasileiros falavam inglês fluentemente, eles conversavam com os estrangeiros, trocavam informações e experiências em inglês, porém John se manteve calado, pois não sabia falar inglês.

Assim que voltou da Bahia, John me procurou para dizer que iria começar um curso de inglês imediatamente e que também iria começar a estudar todos os dias, 30 minutos. Ele me pediu dicas de como aprender inglês mais rápido, dicas essas que irei guardar para outra dica aqui no Blog.

Seu exemplo me deixou um pouco intrigado pois ele estava muito decidido a aprender inglês, com muita vontade e entusiasmo. A experiência de ver todos falando em inglês (até amigos brasileiros) no Hotel o deixou empolgado e motivado a aprender.

Vantagens + Inglês = Motivos

Esse exemplo citado acima é o que acontece com muitas pessoas no Brasil e no mundo. Seja por uma posição melhor no trabalho ou por simples interesse em saber o que os nativos estão dizendo em inglês, alguma coisa nos chama ou chamou a atenção que nos motivou a começar a estudar inglês.

Na dica Quais são as vantagens de aprender inglês? Eu expliquei um pouco das principais vantagens que falar ou começar a aprender inglês pode nos trazer. As vantagens se estendem a nossa:

  • Vida Profissional;
  • Vida Acadêmica;
  • Vida Pessoal.

 

Analisando bem as vantagens que temos em falar inglês fluentemente, essas também são as mesmas áreas que nos motiva a aprender inglês. Vejamos então uma a uma onde elas nos motiva:

 

Vida Profissional

Esse acredito que seja o principal motivo das pessoas começarem um curso de inglês. Para certos cargos, falar inglês é requisito importantíssimo, resulta em aumento de salário ou posição maior dentro da organização.

Falar inglês dentro de uma organização multi-nacional pode até tornar você um profissional de destaque, um diferencial que faz a diferença quando vamos barganhar um salário maior.

 

Vida Acadêmica

Quando cito vida acadêmica aqui me refiro a estudo mesmo. Conteúdo, informação. Quando falamos inglês, um idioma altamente abrangente, as informações que adquirimos não tem limites. Opiniões sobre determinados assuntos se torna global e não apenas local, aguçando nosso poder de crítica.

Falar inglês nos possibilita estudar no exterior, fazer um MBA e intercâmbio.

 

Vida Pessoal

Uma das vantagens de falar inglês e que acredito que motiva a muitos a começar a aprender-lo é o status. Quando falo de status não o confunda com status social, e sim de SEU diferencial perante as outras pessoas ou profissionais.

Embora o número de pessoas que falam outro idioma seja crescente, falar fluentemente ainda é um diferencial. Em uma pequena pesquisa que fiz aqui no Blog, 52,9% das pessoas que responderam, disseram que não conheciam NINGUÉM em sua comunidade ou grupo social que sabia falar inglês.

Ou seja, ser fluente em inglês é um diferencial que motiva a muitos a começar a aprender inglês.

Concluindo

Existe uma série de razões que nos motiva a aprender inglês. Hoje queria mostrar através de um exemplo real alguns deles. Compartilhe na área de comentários abaixo quais foram os motivos que lhe levaram a começar a estudar inglês.

 

Quer ir além?

Se você quiser aprender a falar em Inglês fluentemente em 6 meses ou saber mais informações sobre o curso, entre em contato através do e-mail atendimento@efficaciauniversity.com ou pelo WhatsApp (51) 994216068.

No votes yet.
Please wait...

About the Author

Jader Domingues
Jader Domingues é fundador da Efficacia University - Escola de Inglês especializada no método Deep Learning Effortless English System.