Quais são as vantagens de aprender inglês?

Milhares de pessoas ao redor do mundo neste momento estão pensando em aprender ou melhorar seu inglês. Existem “n” motivos, isto varia de pessoa para pessoa. Cada um tem suas necessidades e desejos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Porém, antes de você meter a cara nos livros, fazer pesquisas na internet e se dedicar realmente ao aprendizado da língua inglesa, existem algumas “perguntas” que precisam ser respondidas.

Por exemplo: Inglês pra quê? Ganho o que sabendo, estudando, aprendendo inglês? Realmente quais são as vantagens de se aprender inglês? O que vou conquistar se falar inglês fluentemente? Será que vale realmente a pena me esforçar para aprender este idioma?

Após várias pesquisas e diálogos com quem já fala inglês fluentemente, achei muitas vantagens, indo do reconhecimento recebido no trabalho até o prazer de ler um livro sem a ajuda de um dicionário (o que para nós que lemos em inglês engrandece o ego).

Porém, aqui optei também por colocar algumas das minhas opiniões sobre as reais vantagens de aprender este idioma baseadas nessas pesquisas e conversas que tive com alguns estudantes de inglês.

Como são tantas as vantagens, separei-as em três partes, elas são: Vida Profissional, Vida Pessoal e Vida Acadêmica.

Vantagens para a Vida Profissional

Antes de descobrimos as principais vantagens em aprender inglês, gostaria de fazer uma pesquisa instantânea.

Quantas pessoas você conhece no seu trabalho que falam inglês fluentemente? Mais eu falo fluente mesmo, aquela pessoa que consegue manter uma conversa em inglês por algum tempo.

Quando comecei a estudar inglês como aluno autodidata, acreditava que muita gente falava inglês. Principalmente quando comecei a usar a internet como ferramenta de aprendizagem onde quase sempre encontrava milhares de pessoas para praticar. Mas se olharmos em nossa própria região, cidade, entre nossos amigos, ou seja, nosso ciclo de pessoas veremos que não existem tantas pessoas assim que dominam o idioma.

Vejam meu exemplo, se eu parar pra pensar em quantas pessoas falam inglês na minha cidade, posso contar a dedo (estou falando de pessoas que fala inglês fluentemente, além disso estou considerando meu ciclo de pessoas).

Quando começamos a estudar a língua inglesa, costumamos nos juntar com quem fala a língua, daí como estas pessoas geralmente tem mais experiência com a língua que você, ficamos com a impressão que muitas pessoas falam inglês e você não.

No nosso trabalho não é diferente. É certo que existem várias pessoas que falam inglês, mas elas não são muitas. Por isso quando aprendemos a língua inglesa acabamos nos destacando dos demais.

Dica importante: Faça uma pesquisa em sua região e principalmente no seu trabalho e veja quantas pessoas realmente falam inglês fluentemente. Tenho certeza que você ficará impressionado como é pouca a quantidade de pessoas que falam inglês.

 

Depois da pesquisa, imagine se você falasse inglês fluentemente hoje, que diferença isso traria para sua carreira e para seu emprego? Que contribuição você estaria dando para você mesmo? Será que você seria mais um funcionário entre tantos outros? Ou você seria visto com outros olhos tanto por sua chefia como também pelos seus colegas de trabalho?

 

Com a globalização, a língua inglesa se tornou quase que crucial na vida profissional das pessoas, mas e na nossa vida pessoal? Que benefícios pessoais terei em aprender esta língua? Continue lendo e descubra a seguir.

 

Vantagens para sua Vida Pessoal

Se vamos passar boa parte de nosso tempo estudando um idioma precisamos pelo menos nos perguntar se isto irá vale à pena. Até por que o tempo que se dedicará aos estudos do inglês você poderia passar com seus filhos, sua família e amigos, ou mesmo estudando outro idioma que goste mais.

Da mesma forma que no seu trabalho, quando se fala inglês fluentemente você acaba por ser visto por seus amigos e familiares com outros olhos. Não só por que eles acham que você é uma pessoa inteligente e dedicada, mas por que sempre que precisarem de uma ajuda eles sabem a quem recorrer. Você possui uma habilidade que poucos têm e é lembrado e reconhecido por isso.

Essa vantagem falo por experiência própria. Atualmente leciono aulas particulares de inglês aqui em minha região (para quem não sabe eu, Jader Domingues, sou de São Leopoldo), porém convites para palestrar em colégios particulares e públicos, fazer traduções tanto escritas como simultâneas para pequenas empresas não param de aparecer. Não estou dizendo que se você aprender inglês estas coisas irá acontecer em sua vida, mas a partir do momento que as pessoas conhecem suas habilidades e as necessitam você é requisitado por isso.

Quando seus amigos descobrem que você domina um idioma, quando uma oportunidade de emprego aparecer a primeira pessoa que eles irão lembrar é de você. Principalmente se for oportunidades de emprego no qual a vaga exige o idioma inglês.

A partir dai você deixa de ser aquela pessoa só inteligente e acaba por dá uma contribuição genuína, lhe ajudando em sua vida profissional e em seus relacionamentos pessoais.

Agora vejamos como a língua inglesa pode lhe ajudar em sua vida acadêmica.

 

Vantagens para sua Vida Acadêmica

Que a língua inglesa lhe abre oportunidades isso você já sabe, mas será que ela pode lhe ajudar a crescer? Que influência o inglês teria em sua vida acadêmica, em seus estudos, em seu crescimento educacional?

Veja um fato interessante:

Já aconteceu de você pesquisar alguma coisa no buscador do Google e os resultados que você encontrou não foram satisfatórios? A internet em si é “dominada” pela língua inglesa, milhares de artigos são escritos diariamente em inglês em toda a web. E nós podemos tirar muita vantagem disso.

Quando estou estudando algum assunto sempre faço minhas buscas em português e depois em inglês. Na maioria das vezes acho informações que não encontraria se só ler-se artigos em português.

Você não limitará sua busca por conhecimento somente a autores nacionais, como encontrará autores de outros países que usam o inglês como primeira e segunda língua.

O conhecimento da língua inglesa também vem a calhar na hora de fazer uma faculdade, MBA ou um intercâmbio no exterior. Através dele você pode aumentar seu conhecimento sobre a cultura de uma região, falar com pessoas de outros países, além da troca de conhecimento.

Conclusão

Essas são apenas 3 das várias vantagens que descobri em minha pesquisa, espero que elas possam lhe ajudar em sua decisão se deseja aprender inglês ou não.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem uma critica ou sugestão é só deixar um comentário abaixo.

See you in next post.

 

Quer ir além?

Se você quiser aprender a falar em Inglês fluentemente em 6 meses ou saber mais informações sobre o curso, entre em contato através do e-mail atendimento@efficaciauniversity.com ou pelo WhatsApp (51) 994216068.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

About the Author

Jader Domingues
Jader Domingues é fundador da Efficacia University - Escola de Inglês especializada no método Deep Learning Effortless English System.